Pareceres, Cartilhas Orientadoras, Informes do CREFITO 11 e Links Interessantes

Prezado Profissional, neste espaço disponibilizamos pareceres, cartilhas, informes e links que todo fisioterapeuta e terapeuta ocupacional deve conhecer. Em tempo, reiteramos votos de sucesso e realizações a todos. Estamos à disposição para orientações e esclarecimentos. Atenciosamente, Dr. Bruno Metre Fernandes – Presidente

Atenção: os links estão no final da página, inclusive de  Acórdãos do COFFITO ( Ondas de Choque como Recurso Terapêutico, Estimulação magnética Transcraniana e estimulação transcraniana por corrente contínua, A utilização de recursos, métodos e técnicas Cinesioterapêuticos Intensivos com vistas a recuperar a capacidade para a realização de tarefas por meio do treinamento funcional, Parecer Jurídico sobre a legalidade do Fisioterapeuta na Prática da Espirometria, Normatização das Técnicas e Recursos Próprios da Dermatofuncional etc)

Cartilha/Folder do CREFITO 11 sobre Estágio (importante)

Cartilha/Folder do CREFITO 11 sobre Responsabilidade Técnica (importante)

PARECER nº 01/2017 – Transporte intra e extra-hospitalar de pacientes; revogação parcial do Parecer 02/2014, no item que trata de Transporte do paciente para a realização de exames dentro do hospital.

Link do Livro “Hanseníase avanços e desafios”

Parecer sobre ESTIMULAÇÃO PRECOCE E MICROCEFALIA, da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), que é leitura fundamental para todo profissional. 

Carta entregue aos novos profissionais versando sobre diversos assuntos como:  Natureza tributária das anuidades, atualização cadastral, possibilidade do uso do pronome de tratamento Dr. e Dra., orientações para o carimbo profissional etc.

CARTA DO CREFITO 11 PARA OS DIRIGENTES DE CLUBES ESPORTIVOS.

PROTOCOLO DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL PARA PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES FÍSICAS E REABILITAÇÃO EM HANSENÍASE RECOMENDADO PELO CREFITO 11.

Decisão do TRF 4 favorável à Fisioterapia e à Terapia no sentido da autonomia profissional em  PRESCREVER / REALIZAR  EXAMES e atuar de forma independente no tratamento, REALIZAREM  DIAGNÓSTICO, ALTA FISIOTERAPÊUTICA ou TERAPÊUTICA OCUPACIONAL , respectivamente. E ainda adotar como método para prevenção/tratamento da saúde a ACUPUNTURA, QUIROPRAXIA e OSTEOPATIA. 

Recomendação, por meio de Diretrizes, aos Responsáveis, aos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, inclusive docentes, em funções de supervisão ou acompanhamento de estágios, para promover a incorporação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), como ferramenta rotineira de qualificação do gerenciamento em Sistemas de Saúde.

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS PROFISSIONAIS FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS E À POPULAÇÃO DE GOIÁS-GO SOBRE FISCALIZAÇÕES ABUSIVAS DO CREF-14.

PARECER Nº 01/2015 – Possibilidade da execução de teste de esforço Cardiopulmonar com determinação do limiar anaeróbio pelo Fisioterapeuta .

PARECER Nº 02/2014 – Competências do Fisioterapeuta na prática da Fisioterapia Cardiorrespiratória e da Fisioterapia em Terapia Intensiva entre outras

Parecer da Associação   Brasileira   de   Fisioterapia   Neurofuncional   (ABRAFIN), de 24/07/2012, que foi acolhido, pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, por meio do Acórdão n. 303, de 8 de julho de 2013 ( DOU, n. 157, de 15/08/2013, fls. 127) sobre a Terapia Neural, não recomendando a utilização clínica da Terapia Neural, sem a realização de pesquisas experimentais e ensaios clínicos que suportem o uso da técnica e estabeleçam critérios de segurança, parâmetros de utilização e indicações. (Grifos Nossos)

Parecer Consultivo – Encaminhamento de pacientes feito por fisioterapeuta para outro fisioterapeuta ou outro profissional de saúde; Práticas Integrativas e Complementares executadas por fisioterapeutas, enquanto recursos terapêuticos da Fisioterapia; Prática de Quiropraxia como recurso manipulativo da Fisioterapia; Consulta e Diagnóstico fisioterapêuticos.

Parecer Consultivo – Possibilidade de atuação do fisioterapeuta com crianças de diversas idades para fins de desenvolver a capacidade física, habilidades motoras, o equilíbrio, a coordenação motora, a mobilidade, a flexibilidade com o uso de diversos instrumentos e recursos fisioterapêuticos como cones, bolas Bobath, cordas, prancha de equilíbrio, trampolim, step e outros.

Parecer Consultivo – É legítimo o uso da Luz Intensa Pulsada pelo Fisioterapeuta.

Parecer Consultivo – “Ginástica Laboral” é a expressão que descreve uma das modalidades de intervenção do fisioterapeuta.

 

Parecer Técnico n°. 004/2007 sobre destinação de resíduo hospitalar – Legitimidade de o Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional poderem ser responsáveis pela destinação dos resíduos pérfuro-cortantes (agulhas de acupuntura) e acessórios (artigos) de procedimentos uroginecológicos.

Parecer Técnico nº.001/2012 – Comissão Técnica Assistencial do Crefito 11 Neonatal sobre eventual negativa de plano de saúde; fisioterapia motora para recém-nascidos prematuros; fisioterapia respiratória e motora no período da madrugada para recém-nascidos e crianças.

Parecer Técnico: Aplicação de Técnica Cinesioterapia Específica.

Parecer Técnico de Dermatofuncional – O Uso do Laser, Luz Intensa Pulsada, Radiofrequência, Carboxiterapia e Peelings pelo Fisioterapeuta.

Links interessantes e importantes

Clique aqui para acesso à Cartilha do COFFITO sobre Microcefalia 

Você conhece o Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira? O documento foi criado pela ANVISA para orientar a prescrição de fitoterápicos no Brasil e traz as informações que o profissional precisa para avaliar a necessidade de prescrição para o paciente. Clique aqui para baixar:http://bit.ly/29WcF65